Noruegueses são os mais felizes do mundo

0
174
Foto: Juan Antonio F. Segal

A Noruega foi eleita o “país mais feliz do mundo”. O país ficou em primeiro lugar no ranking de 2017 do Relatório Mundial da Felicidade, divulgado pela ONU – o Brasil aparece em 22º lugar.

O levantamento é baseado em uma única pergunta subjetiva, feita a cerca de 1 mil pessoas,  em mais de 150 países:

“Imagine uma escada, com degraus numerados de zero na base e dez no topo. O topo da escada representa a melhor vida possível para você e a base da escada representa a pior vida possível para você. Em qual degrau você acredita que está?”

Foto: Nick

O resultado médio é a nota de cada país.  A Noruega obteve a maior nota: 7.54. Entretanto, não dá para dizer que o primeiro lugar seja por acaso. Além da beleza natural, o país é líder há mais de uma década no Índice de Desenvolvimento Humano, elaborado com base na riqueza per capita gerada pelo país, o nível educacional dos seus cidadãos e a expectativa de vida, que chega a 81,6 anos. Além disso, lá a jornada de trabalho é curta, se comparada de vários outros países, são apenas 33 horas semanais. Já a licença-maternidade é uma das mais longas do mundo: 315 dias. E mais da metade dos habitantes faz algum tipo de trabalho voluntário. Para completar, a Noruega busca preservar o meio ambiente ao obter 46,5% da energia que consome a partir de fontes renováveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui