O que a linguagem corporal pode dizer sobre as pessoas?

0
89

Você pode perguntar a uma pessoa como ela está, mas será que a resposta é 100% verdadeira? Muitos podem ser os motivos para alguém mentir ou tentar ocultar o que está pensando. Mas, sabe o que é realmente difícil de dissimular? A linguagem corporal.

Linguagem corporal é uma forma de comunicação não-verbal, ou seja, sem o uso de palavras, onde o corpo “fala” através de gestos, expressões faciais e posturas. Uma  pessoa pode até planejar o que vai dizer, mas dificilmente conseguirá fazer seu corpo disfarçar o que está sentindo. Confira  6 dicas que vão ajudar você a entender o estado das pessoas ao seu redor:

Braços cruzados:

Braços cruzados são barreiras físicas que sugerem que a outra pessoa não está muito disposta a concordar com você ou aberta à sua proposta. É um ato inconsciente, então, pode ser que a pessoa nem tenha formulado ainda em seu cérebro o porque de se opor ao que você acabou de dizer.

Sorriso verdadeiro aparece nos olhos:

Foto: Matheus Ferrero

Quando se fala de sorrir, a boca pode conseguir mentir, mas os olhos não. Sorrisos genuínos chegam aos olhos e enrugam a pele ao redor deles. As pessoas costumam sorrir para esconder o que estão sentindo, então, quando quiser ter certeza se um sorriso é de verdade, procure as ruguinhas perto dos olhos.

Quando alguém imita seus gestos:

Você provavelmente já passou por algum momento em que percebeu que seu interlocutor estava repetindo seus movimentos. Por exemplo, você cruzou os braços, ele também; você mexeu no cabelo, ele fez o mesmo em seguida. A menos que seu interlocutor seja um mímico, esta imitação é algo inconsciente. E bom. Espelhar linguagem corporal é algo que fazemos quando sentimos uma ligação com a outra pessoa, ou seja, quer dizer que o diálogo está indo bem e que a outra pessoa está receptiva à sua mensagem.

Olhos que mentem:

A máxima de que pessoas que estão mentindo não olham nos olhos é tão comum, que muita gente mantem contato visual deliberadamente, na tentativa de não levantar suspeitas. O problema é que a maioria vai prolongar esse contato visual por mais tempo que o necessário, a ponto de deixá-lo incomodo.

Balançar a cabeça exageradamente:

Quando você está dizendo algo para alguém e elas concordam excessivamente com a cabeça, isso significa que elas estão preocupadas com o que você pensa delas e querem sua aprovação.

Sinais de stress:

Foto: Andreas

Mandíbula travada, um pescoço tenso ou a testa franzida são sinais de stress. Independente do que a pessoa diga, estes são sinais de considerável desconforto. O diálogo pode estar entrando em algo que as deixam nervosas ou a mente delas está ocupada com a causa do stress.

Gostou das dicas? Compartilhe!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui