Saiba como aumentar suas chances de conseguir um emprego em Portugal

0
38

Tenha mais chances de conseguir uma vaga de emprego em Portugal. Confira essas dicas do Emprego.net.

Em meio a um Brasil de tantas incertezas, muitos profissionais começam a cogitar realizar uma carreira fora do país. A ideia não é nova, porém nos últimos anos cada vez mais pessoas têm preferido abdicar de suas vidas por aqui, para começar do zero em outro lugar, ou até mesmo indo atrás de propostas estrangeiras.

Todos sabemos que o processo de imigrar não é fácil e demanda um certo planejamento, seja ele financeiro ou em relação à documentação. No entanto, um destino que tem sido o grande queridinho dos brasileiros é Portugal, a nossa pátria mãe.

Portugal é de fato um dos países mais próximos do Brasil, seja pelo idioma ou até pelos costumes. Além disso, o nosso país exporta muita coisa para lá, principalmente no campo cultural. Por essas e outras que o fluxo migratório para a “terrinha” tem aumentado cada vez mais.

Apesar do país portenho ter também seus problemas na economia, o que vem ocasionado uma debandada dos jovens portugueses formados. Em algumas áreas, como por exemplo a de Tecnologia da Informação, existem muitas oportunidades para estrangeiros, devido a falta de mão de obra no local. Mas para se candidatar a uma vaga por lá é importante estar atento os sistemas de trabalho e a burocracia do país, que exige uma certa flexibilidade e disposição por parte do candidato.

É importante salientar que para um recrutador de Portugal ter interesse em você, é bom saber colocar todas as suas qualidades em evidência no currículo. Saiba vender o seu peixe, faça com que ele sinta que todo o esforço feito para te contratar tenha valido a pena. Abaixo vamos listar algumas coisas que você não pode deixar de ter no seu currículo, que primeiramente deve seguir os moldes europeus. Geralmente eles seguem um padrão, o mais utilizado é o do site EuroPass. Mas vamos às dicas!

Dicas básicas:

  1. Objetividade no currículo

Como no Brasil, as empresas de Portugal também recebem vários currículos diariamente. Por isso é sempre bom deixar tudo muito claro, exposto de maneira sucinta, mas que faça elevar todas as suas qualidades. Nada de currículo de mais de 2 páginas, mesmo que você tenha tido muitas experiências ou cursos. Tente colocar apenas o que é interessante para aquela vaga. Dessa forma, você terá mais chances do recrutador se interessar pelo seu documento.

2. Não esqueça do essencial

Coloque todas as informações de idiomas, nacionalidades, experiências relevantes e disponibilidade de residir no país. Se tiver algum visto ou cidadania europeia é legal informar. Isso certamente te colocará algumas posições a frente.

3. Edite o currículo antes

Antes de enviar seu cv para a vaga, faça uma revisão e coloque apenas o que possa ser interessante para aquela oportunidade. Faça um currículo diferente para cada cargo, pois cada um terá especificações distintas.

Preenchimento:

4. Informações pessoais

Coloque o nome, quantos anos possui, formação, todos os seus meios de contato, e caso a vaga peça alguma documentação específica como a carteira de motorista, por exemplo, informe.

5. Experiência profissional

Na hora de colocar a experiência, elabore um pequeno resumo do que você realmente realizou no emprego. Deixe transparecer o que você conseguiu contribuir para a companhia, se possível indicando os resultados obtidos.

6. Informações complementares

Faça uma adição dos cursos que realizou, pertinentes para a vaga, seminários, workshops ou conferências. Algumas pessoas chegam a incluir informações de atividades culturais, participações em programa sociais, mas faça isso apenas se for realmente importante para a colocação.

Realizando esse passos, certamente você terá muito mais chances de conseguir aquela vaga em uma empresa de Portugal. Sem contar que elas também podem valer para um emprego aqui (confira algumas vagas de emprego).

Veja outras dicas, clicando aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui