8 Dicas simples para combater a ansiedade

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Confira dicas fáceis que vão ajudar você a vencer a ansiedade

Medo, apreensão, mal-estar, desconforto, insegurança, sensação de que algo desagradável está para acontecer. A ansiedade é uma doença psiquiátrica que afeta grande parte da população. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil lidera o ranking de pacientes com o mal: 9,3% dos brasileiros apresenta os sintomas de ansiedade. Para superar a ansiedade é indicado que você procure a orientação de um médico, mas, algumas dicas super simples podem ajudar você a minimizar o problema:

1. Se perdoe

Algo que se deve evitar é remoer culpas. Muita gente comete erros, e mesmo no caso dos pequenos, passa semanas revivendo a situação. Quando errar, tente resolver o problema, se não for possível, apenas aceite. Todo mundo erra. Ficar pensando nos erros não traz nenhuma solução, só a ansiedade.

2. Espere para se preocupar

Outro abito comum aos ansiosos é antecipar situações difíceis, que muitas vezes nem chegam acontecer. Se previna no que for possível, mas não fique criando cenários negativos na sua cabeça.

3. Pratique atividades físicas

Praticar atividades físicas ajuda a lidar com estados de ansiedade porque eleva a produção de serotonina, substância que aumenta a sensação de prazer. Então, procure uma atividade que seja prazerosa para você, como dança, caminhadas, aeróbica, etc, e se mexa!

4. Invista em alimentos com triptofano

Triptofano é um aminoácido precursor da serotonina, encontrados em alimentos como a banana e o chocolate. Mas, não vá devorar uma caixa inteira de bombons, um quadradinho de chocolate amargo, por exemplo, já ajudar a reduzir a ansiedade.

5. Tome um chá

A maioria dos chás possui substâncias que funcionam como sedativos suaves e podem ajudar no controle da ansiedade diária. As plantas mais conhecidas e estudadas com essa ação são a passiflora, a melissa a camomila e a valeriana.

6. Seja mais organizado

Organize as suas atividades, para não acumular diversos afazeres. Quem fica com muita coisa para resolver ao mesmo tempo, alimenta a ansiedade.

7. Cuide bem da sua hora de dormir

Uma noite maldormida vai deixar você mais indisposto para realizar as tarefas do outro dia, por isso tente se ajudar a ter uma boa noite de sono. Não discuta assuntos sérios antes de se deitar e também evite usar o celular ou assistir a televisão quando já estiver na cama.

8. Dedique tempo para se cuidar

Tire um tempo para ficar com você mesmo: leia um livro interessante, cuide da aparência… é importante gostar de si mesmo, de se cuidar, para conseguir desenvolver equilíbrio na vida e, assim, controlar melhor suas ansiedades.

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