10 Dicas para controlar a ansiedade antes do ENEM

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Confira dicas para você controlar a sua ansiedade antes da prova do ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio começa a ser aplicado nesse fim de semana (01/11). Com isso, a ansiedade e o estresse aumentam para muitos estudantes. Parta ajudar você, preparamos 10 dicas sobre como controlar a ansiedade e o nervosismo na hora de fazer uma prova.

Ansiedade: O que é?

Ansiedade é aquela sensação de receio, inquietude ou medo, que muitas vezes nem possui uma razão especifica. Ela é causada por uma descarga da Noradrenalina, que informa para o seu corpo que você está em um estado de alerta. Quando é elevada, pode causar dor de cabeça, insônia, irritabilidade, taquicardia, tremores, suor e dor de barriga.

10 dicas para controlar a ansiedade

1.Vá dormir mais cedo

Para combater a ansiedade, o seu corpo precisa estar descansado. Mas, quando estamos ansiosos, podemos sentir dificuldade de dormir. Portanto, a dica é ir para a cama no mínimo 1 hora antes do horário em que você dormiria em um dia normal. Assim, você tem tempo para colocar em prática alguma tática para reduzir a ansiedade antes de dormir, como: ler um livro ou blog de que você goste, ouvir uma música ambiente e se concentrar ou respirar devagar.

2. Consuma comidas e bebidas saudáveis 

Falta de água pode aumentar a ansiedade, então lembre-se de levar uma garrafa de água para o local da prova. Tome bastante liquido na véspera também. Frituras, bebidas alcoólicas e café em excesso podem aumentar a ansiedade e, por isso, devem ser evitados. Já alimentos integrais, açaí e chocolate podem controlar a ansiedade.

3. Escute uma música relaxante ou animada

Escolha uma música que lhe traga calma ou felicidade e escute-a do lado de fora do local da sua prova. Você pode tentar se lembrar dela durante a prova para controlar o nervoso e a ansiedade.

4. Saia cedo de casa e fique atento às regras da prova

Verifique o local de prova com antecedência e, caso não conheça, vá antes fazer um reconhecimento do lugar. No dia, sai cedo, para evitar o stress de atrasos e poder chegar com tranquilidade. Após entrar na sala da prova, não é possível sair até que o Enem comece. A regra vale para a maioria dos vestibulares também. Portanto, é melhor ir ao banheiro e encher a garrafa de água antes de começar o Exame. A prova do Enem só começa às 13h30, mas você precisa chegar, no máximo, às 13h (horário oficial de Brasília). Ou seja, há uma espera de no mínimo 30 minutos na sala até receber o caderno de questões. Você irá fazer o cadastro da sua digital durante a prova e poderá ser interrompido pelo fiscal para assinar uma lista de presença.

5. Avalie se é boa ideia encontrar um amigo no local de prova 

Se você irá fazer a prova do Enem no mesmo local que um amigo, pense se é bom encontrá-lo nos dias de prova. Algumas pessoas se sentem melhor conversando com alguém antes, mas outras não. Se o amigo for tão ansioso ou nervoso quanto você, talvez seja melhor vocês não se encontrarem. Ou vocês podem combinar de conversar sobre coisas leves,  como séries, filmes, músicas, histórias engraçadas ou outro assunto que vocês gostam.

6. Vá até o local com alguém que não irá fazer a prova 

Se possível, peça para algum amigo ou parente acompanhar você até o local da prova. Com alguém que não irá fazer a prova, é mais fácil pensar em assuntos leves e manter a ansiedade sob controle. Mas, se você sente que estar com os seus pais aumenta o estresse e a sensação de cobrança, considere ir com algum amigo, irmão ou sozinho.

7. Respire devagar

A respiração acontece de maneira involuntária na maioria das vezes, mas pode ser controlada por nós e tem a grande capacidade de acalmar o corpo e a mente. Antes de começar a prova, separe cerca de 10 minutos, para controlar a respiração. Inspire lentamente e expire no dobro do tempo. Se inspirar por 5 segundos, solte a respiração em 10 segundos. Se ansiedade for muito grande durante hora da prova, dedique alguns minutos para esta prática.

8. Se precisar, saia da sala da prova para se acalmar 

O Enem é uma prova longa e cansativa, se o nervosismo for grande, lembre-se de que você pode sair da sala quantas vezes quiser. Não há um limite de vezes. Vá ao banheiro, lave o rosto, feche os olhos e respire lentamente.

9. Não se prenda às questões difíceis

No Enem, nos vestibulares e na maioria dos concursos há questões fáceis, de dificuldade média e difíceis. Se não souber responder uma questão, fique tranquilo. Ninguém sabe as respostas para todas as questões das provas do Enem.  Ao encontrar uma pergunta que você não sabe responder, marque-a com algum sinal e prossiga fazendo as questões que você tem mais facilidade. Ao final, você pode retornar à questão difícil. Se mesmo em uma segunda análise, você não consegui, não se envergonhe de dar um “chute” e marcar uma opção qualquer.

10. Lembre-se: não é o fim do mundo 

Se pensamos que é obrigatório ir bem na prova de qualquer forma, ficamos ainda mais ansiosos e nervosos. Por isso, vale lembrar não é uma prova que irá decidir o resto da sua vida. Se você não for bem, poderá tentar de novo.

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