Entenda a importância do gerenciamento de projetos no desenvolvimento de uma empresa

0
58
Foto: Flickr/Hamza Butt

A gestão de projetos é uma forma de maximizar resultados, gerenciando riscos e definindo prazos.

Estudos comprovam que os dos principais motivos para o fracasso de muitos dos projetos (e empresas) são: falta de recursos, erros na estimativa de tempo, desconhecimento sobre negócios, clientes sem a visão do que desejam, objetivos mal elaborados e prazos irreais.

O gerenciamento de projetos tem, exatamente, relação direta com a garantia de resultados dentro de uma empresa. Todas as ações realizadas na empresa, quando bem planejadas e executadas, significam metas atingidas. A coordenação e acompanhamento de um negócio equivale a compreender as diferentes áreas e esferas de atuação, desde a gestão financeira ao marketing, passando pela área de vendas.

Quando falamos de projetos é comum que as pessoas logo pensem em algo grande, mas isso é um equivoco, pois um projeto pode estar ligado às atividades cotidianas, como a resolução de problemas internos, negociação com fornecedores, entrega de produtos, entre outras situações. Um projeto é uma ação realizada com o intuito de elaborar um produto ou serviço, obtendo melhores resultados, por isso etapas como aprofundamento do conhecimento, compartilhamento de ideias e definição de roteiros são partes fundamentais de uma boa gestão.

Pontos importantes em um projeto

Alguns aspectos cruciais na definição e gerenciamento de um projeto:

1.Demanda

É preciso identificar as demandas do projeto e analisar a capacidade de atendê-las da melhor maneira possível.

2.Escopo

O escopo são as metas do projeto. Um projeto bem executado deve traças estratégias para melhor atingir o escopo.

3.Qualidade

Mais do que implementar diversas ações, o principal é ter foco na qualidade das estratégias desenvolvidas. Para isso, é importante ter um cronograma para medir o efeito das ações a curto, médio e longo prazo e, assim, identificar o que está dando certo e o que precisa ser revisado e aprimorado.

4.Custos

É fundamental possuir uma visão realista da situação financeira da empresa. Em outras palavras, é preciso considerar o real potencial de investimento para cada projeto considerando os resultados que irá trazer. É importante dar margens para possíveis alterações de custos, evitando que os projetos sejam prejudicados por falta de recursos financeiros.

 

5.Comunicação

Para que  uma estratégia dê certo, é muito importante que haja uma boa comunicação  entre os colaboradores. Mudanças de cronograma, atualização de estratégias e informações relevantes devem sempre ser compartilhadas entre os envolvidos.

6.Risco

Os riscos fazem parte de qualquer ação. Ao gerenciar um projeto, é necessário que se esteja preparado para eventuais necessidades de mudar as ações ou aplicar novas técnicas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui