Descubra se você é uma das 1 milhão de pessoas que baixaram versão falsa do WhatsApp

0
263

Versão bastante parecida do popular aplicativo de mensagens instantâneas esteve disponível nas últimas semanas na loja de aplicativos do Google

Se você abriu o WhatsApp e surgiram incômodos anúncios de publicidade, você pode ser uma das milhões de pessoas que baixaram uma versão falsa do popular aplicativo de mensagens instantâneas, que esteve disponível na plataforma Android nas últimas semanas.

Segundo informações fornecidas pelo aplicativo, antes de ser retirado da Play Stores – a loja do Google para o Sistema Android – o falso WhatsApp foi baixado cerca de um milhão de vezes.

Mas como saber se você foi uma das vítimas? Basicamente verificando se surgem anúncios publicitários para baixar outros aplicativos. Até agora não se sabe em quais regiões o aplicativo foi baixado nem quais foram os países mais afetados. Se você está entre os usuários que fizeram o download, a orientação é apagar o aplicativo falso e baixar o verdadeiro.

A versão falsa do WhatsApp parecia muito com a original na loja de aplicativos do Google, que provê a plataforma do Android. Os fraudadores conseguiram que o produto tivesse o mesmo logo do original e até estivesse associado a um desenvolvedor com o mesmo nome: “WhatsApp Inc” . Isso foi possível porque os criadores da fraude substituíram o espaço entre as duas palavras com um carácter especial que simulava um espaço, uma sutil diferença, quase imperceptível para o usuário. A única diferença evidente que o usuário poderia detectar antes de baixar o app estava em letras pequenas: mais abaixo, na lista de propriedades do aplicativo, aparece o verdadeiro nome do desenvolvedor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui