A Nasa precisa da sua ajuda: dê uma sugestão de nome para um asteroide

0
51

A Agência Espacial Americana quer batizar o asteroide (486958) 2014 MU69,  já que o atual nome não soa muito bem

Sempre que algum novo corpo celeste é observado pela primeira vez, a NASA o nomeia  de forma genérica. Foi assim que aconteceu com o (486958) 2014 MU69, asteroide gelado que será sobrevoado pela missão New Horizons, a mesma que capturou fotos de Plutão para o mundo, em julho de 2015.

O objeto que orbita o Cinturão de Kuiper, próximo a Netuno, está a 6,5 bilhões de km da Terra e será visto com detalhes só em 1º de janeiro de 2019. Dada a distância do asteroide, os cientistas ainda não sabem muita coisa sobre ele — não está confirmado ainda se é um pedregulho gigante ou dois, por exemplo. Estima-se que ele esteja a 1,6 bilhão de quilômetros de Plutão e tenha 19 km de diâmetro.

Porém, diferente de outras descobertas, esta poderá deixar de lado seu nome técnico, composto por números e letras, e ganhar um apelido. Neste link, você pode ler um pouco sobre os nomes que são considerados mais promissores pelas equipes da Nasa e da New Horizons. Neste outro, é possível acompanhar quais são os nomes mais votados até o momento. Aliás, quem vem ganhando disparado o voto popular é “Mjölnir”, referência ao lendário martelo do deus nórdico Thor. Mas, se você não gostou de nenhum deles, pode clicar aqui, preencher um formulário e adicionar sua própria sugestão.

A data limite para criar um novo apelido para o (486958) 2014 MU69 é 1º de dezembro. Os melhores nomes serão selecionados por equipes da Nasa e da New Horizons, e submetidos a nova votação popular. O vencedor será anunciado em janeiro do ano que vem. O prêmio? Só a gratidão do programa espacial norte-americano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui