|
Boletim Digital - Tecnologia da Informação |
Clique aqui caso não consiga visualizar !
|
Boletim Bitnews Belém/Pa - N. 64 27/09/2006 |
||
|
Leia nesta Edição:
Notas Locais Notas Gerais Eventos
Leia também:
Agenda
Bitnews Apóia:
|
Projetos Facilitados - Com lotação máxima, a IntraNorth promoveu na última sexta feira, o Workshop Autodesk - Soluções Completas 3D, no auditório setorial da Unama. Houve o sorteio de 3 vagas gratuitas para treinamento oficial da ATC. Com a presença de um Engenheiro de Aplicações Autodesk em Belém, foram apresentadas as mais recentes novidades de desenvolvimento de projetos em 3D implementadas para as áreas de Engenharia, Arquitetura, Mecânica e Manufatura.
Tecnologia Doméstica - A Sol Informática apresentará o que há de mais recente em tecnologia, no I Salão de Móveis e Imóveis, que ocorrerá de 4 a 7 de outubro em Belém. O evento é promovido pela Chão e Teto, e deve mostrar variedades e funcionalidade para quem está pensando em mudar de casa ou mesmo mudar a casa.
Estréia do WebAPSEE - No próximo dia 2 de outubro, acontecerá a cerimônia de apresentação à comunidade tecnológica paraense, da primeira versão beta pública da ferramenta WebAPSEE, um software livre em desenvolvimento desde 2004 pelo Laboratório de Engenharia de Software (LABES) da Universidade Federal do Pará. O programa é uma ferramenta para gestão do processo de desenvolvimento de software, que fornece flexibilidade para a definição, implantação e acompanhamento de projetos de software, incorporando recursos inovadores os quais não estão disponíveis mesmo em produtos comerciais do gênero.
Apoio Reconhecido - O desenvolvimento do WebAPSEE contou com o apoio financeiro de editais de C&T da Finep, CNPq, Sectam e Eletronorte e ainda o apoio institucional da própria UFPa e de empresas locais, como a Regional Belém do Serpro e do o Centro de Tecnologia da Eletronorte.
Fórum Norteador - A ETPP - Escola de Trabalho e Produção do Pará, promove hoje, na Escola Irmã Albertina Leitão, em Santa Izabel, O II Fórum de Educação Profissional, com debates acerca da formação profissional nas áreas de agropecuária e informática, visando um planejamento de ações de educação continuada de mão-de-obra técnica especializada.
Proteção Jurídica - Dia 3, terça-feira próxima, acontecerá a palestra "Perspectivas de personificação jurídica de programas informáticos" proferida pelos Prof. Dr. Manuel David Masseno, Professor-Adjunto do Instituto Politécnico de Beja, e pelo prof. Jean Monnet, de Direito Comunitário Europeu, Diretor da Linha de Investigação "Direito e Tecnologia" do Instituto Jurídico Interdisciplinar da Faculdade de Direito do Porto, Membro da Rede Temática Europeia LEFIS "Legal Framework for the Information Society" e ainda Membro do Grupo Permanente de Avaliação de Estudos e Pesquisas do Instituto Brasileiro de Direito Eletrônico. Será às 10h, no auditório do Cesupa no campus da José Malcher, em Belém.
Procissão Digital - A operadora Tim reúne hoje na Estação Gourmet, em Belém, seu staff, imprensa e convidados para o lançamento da Campanha para o Círio 2006, uma das principais festas religiosas da região.
Super Cabeamento - Amanhã, quinta-feira, acontecerá a inauguração da nova loja do Supermercado Nazaré no complexo IT Center, na Av. Senador Lemos, em Belém. Nas modernas instalações, o cabeamento estruturado para atender voz e dados, contou com projeto e execução Plant Engenharia, com soluções da Furukawa.
Palestra
Confirmada - O engenheiro José Roberto da Silva, da TC
Solutions - RCDD/Bicsi, proferirá a palestra "Estado da Arte em
infra-estrutura de Alta Disponibilidade para Ambientes de Missão
Crítica", por ocasião da Sepai/Ctic 2006, que acontecerá de 24 a 27 de
outubro de 2006, na Estação das Docas, em Belém.
Mesh em Tiradentes - Com equipamentos da Cisco e Linksys, Tiradentes, em Minas Gerais, está testando uma rede Mesh, num projeto piloto de acesso sem fio por banda larga à Internet para as escolas públicas da cidade. Com os pontos de acesso Mesh, evitou-se cabear as ruas da cidade, o que era inviável economicamente, ao mesmo tempo em que se preservaram as construções da histórica Tiradentes.
Projetos Inovadores - Quem quiser ter seu site hospedado gratuitamente no Portal Oi terá a chance com o projeto "Quero ser parceiro". A operadora está recebendo projetos de sites com idéias criativas e conteúdo exclusivo que contribuam para o crescimento do Portal. Os novos sites serão escolhidos pela forma inovadora de interagir com o usuário, de comunicar informações sobre assuntos diversos e que tenham projetos bem produzidos. Os interessados saberão com participar no site www.oi.com.br/queroserparceiro.
Policy Enforcer - Foi disponibilizado o McAfee Policy Enforcer 2.0, a versão mais recente da nossa solução de controle de acesso à rede, distribuída como parte da solução Total Protection Enterprise - Advanced da McAfee. A solução, de acordo com a fabricante, atenua o risco associado a sistemas desconformes, infectados ou com erros de configuração na rede.
Parceria Capacitadora - A Impacta Tecnologia anunciou uma parceria inédita com a Microsiga, empresa do grupo Totvs, no programa Microsiga Dá Educação. O convênio visa capacitar mais de mil profissionais em Gestão Empresarial com foco em Enterprise Resource Planning (ERP), em três categorias diferentes, de acordo com o nível de especialidade: MSA, TCM e BSCM.
Certificação Latina - Os países integrantes do Mercosul homologaram as normas de certificação digital a serem adotadas pelo bloco. Isso permitirá a assinatura eletrônica de documentos, com validade legal. O Brasil já possui uma infra-estrutura de chaves-públicas denominada ICP-Brasil, com um conjunto de regras e normas, baseadas em padrões públicos internacionais. O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) é a Autoridade Certificadora Raiz e coordena todo o processo de certificação digital. Mais informações em www.desenvolvimento.gov.br.
Lei Sancionada - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva regulamentou na terça-feira incentivos da Lei da Informática, prorrogando de 2009 para 2019 os incentivos fiscais para o setor. Pela legislação, receberão incentivos fiscais as empresas de desenvolvimento ou produção de bens e serviços de informática e automação que investirem em atividades de pesquisa e desenvolvimento. Cerca de 300 empresas devem ser beneficiadas, de acordo com o Ministério de Ciência e Tecnologia.
==++==++==++ Eventos ++ ==++==++==
Futurecom 2006
2º Workshop de
Segurança da América Latina
Veja mais eventos clicando aqui
|
|
|
Bitnews - Boletim Informativo de TI Edições anteriores em www.bitnews.com.br Edição de 27/09/2006 - Edição - Vicente Bezerra - DRT 1501
|
![]() |