in ,

Bancos ainda não oferecem consignado com garantia do FGTS

Foto: Fernando Palacios/ Flickr

Linha de crédito foi liberada em abril, mas bancos ainda não oferecem a opção aos clientes

Anunciado em abril pelo governo, o consignado com garantia do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) seria uma nova opção de crédito e uma alternativa para o trabalhador trocar uma dívida alta por outra mais barata. No entanto, os bancos ainda não disponibilizaram o serviço aos clientes.

Como funciona

O crédito consignado pode ser contratado por servidores públicos, privados e aposentados. Trata-se de uma linha de crédito com baixo risco para os bancos, já que a parcela do empréstimo é descontada diretamente na folha de pagamento ou da aposentadoria.

A proposta da nova linha com garantia do FGTS reduziria ainda mais o risco para os bancos e, consequentemente, as taxas de juros cobradas dos clientes. Se o trabalhador não pagar, o banco pode reter parte do seu FGTS para quitar o saldo devedor, podendo ficar com até 10% do saldo do trabalhador. E, se ele for demitido, o banco tem acesso a 100% da sua multa rescisória, que equivale a 40% do saldo do seu FGTS.

Linha de crédito em análise 

Por enquanto único dos os grandes bancos a oferecer a linha é o Santander, mas apenas em um projeto-piloto, para os funcionários de uma única empresa, a Ser Educacional, dona de universidades privadas. Os demais bancos  afirmam que estão analisando como operar a nova modalidade de crédito, para oferecerem esta linha de crédito para os funcionários de empresas que já têm convênios com os bancos.

Pense Bem está de volta! Brinquedo clássico é produzido novamente

Tom Cruise se fere durante filmagens de Missão: Impossível 6 – Assista ao Vídeo!