in

Metrô testa a honestidade de passageiros com brigadeiro

Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília.

O Metrô do Distrito Federal realizou um experimento social, para testar a honestidade de seus passageiros

O experimento social é ligado à campanha “Boas Práticas Começam com Você – Não pegue nada que não for seu”, lançado pelo Metrô-DF em setembro do ano passado. A campanha, em parceria com a Controladoria-Geral do DF, leva a uma reflexão sobre as atitudes diárias da população.

O teste de honestidade se baseou na observação do comportamento das pessoas, quando não se sentem vigiadas. Na primeira etapa, em uma das paredes da estação Central foi colocada uma caixa com 100 brigadeiros. Inicialmente o valor cobrado era de R$ 0,50. Ao lado, ficava uma caixa para o depósito em dinheiro, mas não havia ninguém cobrando por ele. Junto aos brigadeiros, havia um banner com uma frase da ação.

Os brigadeiros despertaram o interesse das pessoas. Foram arrecadados R$ 66,20, contra os R$ 77,50 esperados. Ou seja, 85,4 % das pessoas pagaram e 14,6%, não. Na segunda etapa do experimento, 50 brigadeiros foram colocados na estação Praça do Relógio, custando R$ 0,50 sem o banner com a frase da ação. A arrecadação foi de R$ 26,00, contra os R$ 25,00 esperados. Portanto, o número de pessoas que pagaram ultrapassou os 100%.

 

Cientistas ensinam ‘pedra, papel e tesoura’ a chimpanzés – Assista!

Crepioca – Receita fit e super fácil