in ,

Protesto após condenação de guru indiano por estupro deixa 28 mortos – Entenda!

Twitter/ Reprodução

Manifestantes incendiaram edifícios públicos, danificaram veículos e agrediram policiais e jornalistas

Cerca de 28 pessoas morreram e mais de 250 ficaram feridas após  seguidores do guru Gurmeet Ram Rahim Singh irem às ruas de Panchkula, no estado de Haryana, índia, protestar contra a condenação do homem pelo crime de estupro. Pelo menos 1.000 seguidores do guru foram presos.

O tribunal de Panchkula, decidiu nesta sexta-feira (25/08) que Singh é culpado pela acusação de estuprar uma menina de 15 anos. A sentença do caso só se tornará pública na próxima segunda-feira.

Mais de 15 mil soldados foram mobilizados para conter os manifestantes, que incendiaram edifícios públicos, agrediram policiais e jornalistas, além de danificaram veículos. A polícia precisou até usar canhões de água na tentativa de dispersar a multidão.

O caso contra o guru começou em 2002, quando uma das suas seguidoras enviou uma carta anônima ao então primeiro-ministro da Índia, Atal Bihari Vajpayee, acusando Singh de ter estuprado tanto ela como outras devotas. O processo começou efetivamente em 2008, quando as mulheres aceitaram testemunhar.

Na Índia, os gurus possuem grande popularidade, influência política e, em algumas ocasiões, muito dinheiro. À frente da organização espiritual Dera Sacha Sauda, Singh afirma contar com 50 milhões de seguidores na Índia, reunindo-os em quase 50 templos em todo o país. Está não é a primeira vez que o guru enfrenta a justiça, ele já foi acusado anteriormente de outo estupro, assassinato e de ter castrado 400 homens sob a promessa de “chegar a Deus”.

Segundo sua biografia, Singh “desceu do céu” em 1967 em um povoado do estado do Rajastão e ainda criança entrou em contato com a Dera Sacha Sauda, através do seu pai. Aos 23 anos foi nomeado líder da organização espiritual. O guru é também roqueiro, tendo vendido três milhões de cópias em apenas três dias, em 2014, do seu álbum “Highway Love Charger”, e ator, protagonizando um filme psicodélico inspirado na sua própria vida, que encheu as salas de cinema indianas há dois anos.

Strogonoff de Frango – Receita deliciosa!

Aposentados e pensionistas começam a receber primeira parcela do 13º