in ,

O que é real e o que é ficção na história de Bibi, em A Força do Querer?

Juliana Paes com Fabiana Escobar/ Arquivo Pessoal

Bibi, personagem de Juliana Paes em “A Força do Querer“, é inspirada na vida de Fabiana Escobar, mas muita coisa vem da imaginação de Glória Perez

Para criar a personagem Bibi (Juliana Paes) em “A Força do Querer”, Glória Perez se inspirou na história de Fabiana Escobar. Assim como Bibi, Fabiana se casou com um homem que seria preso por tráfico. Enquanto o marido da novela é Rubinho (Emilio Dantas), o companheiro da vida real era Saulo de Sá Silva, conhecido como Pinga ou Barão do Pó, da Favela da Rocinha. Depois da prisão do marido, com quem ela ficou por 14 anos, até 2010, Fabiana, ou Bibi Perigosa, começou a tocar os negócios ilícitos, sem nunca ter sido presa.

Essa história ela contou em um blog pessoal e no livro “Perigosa”, lançado em 2013. Para a personagem da novela, a autora manteve algumas partes da trajetória de Fabiana, mas mudou outras. Confira o que é real e o que é ficção em “A Força do Querer”:

Faculdade – Verdade

Em “A Força do Querer”, Bibi está quase terminando o curso de Direito quando Rubinho é preso. Com a vida toda bagunçada, ela acaba abandonando a faculdade. Na vida real, Fabiana também largou o ensino superior depois que Saulo foi preso. A única diferença é que a Bibi original cursava Serviço Social.

Triangulo amoroso – Ficção

Mesmo apaixonada por Rubinho, Bibi fica balançada ao se reaproximar de Caio (Rodrigo Lombardi), seu ex-noivo e atual advogado de seu marido. Fora da ficção, porém, a Bibi real não viveu um triângulo amoroso com o então marido e outro pretendente.

Homenagens românticas – Verdade

Rubinho gosta de dar presentes e fazer surpresas a Bibi, como o show de fogos de artificio, que diziam: “Bibi, eu te amo”. Na vida real, Bibi também ganhou um festival de fogos em sua homenagem pago por Saulo.

Rivalidade com policial – Quase verdade

Bibi está em constante embate com a policial Jeiza (Paolla Oliveira), a quem culpa pela prisão de Rubinho. Fabiana conta que teve desentendimentos com uma policial assim que seu ex-marido foi preso, mas as coisas ocorreram de forma diferente: Fabiana conta que a policial fez parecer que Saulo era um traficante de grande importância, para valorizar a prisão, mas só o que houve entre elas foi um discussão através do Facebook.

Descoberta – Quase verdade

Em “A Força do Querer”, Bibi só toda conhecimento do envolvimento do marido com o tráfico, quando ele é preso e confessa tudo a ela. Já Fabiana já desconfiava que havia algo errado com o marido, mas não sabia qual era a real gravidade da situação.

Mãe – Quase verdade

Aurora (Elizangela) não gosta do genro Rubinho e, quando descobre da vida de crimes dele, pede que a filha o deixe. A mãe da Bibi real gostava de Saulo, mas também se opunha às atitudes dele.

Traficantes – Verdade

Na novela, Bibi pede ajuda ao chefe do tráfico para proteger Rubinho na cadeia. Fabiana fez o mesmo pelo marido. Segundo ela, era respeitada pelos traficantes, que reconheciam sua lealdade ao marido.

 

 

Caio Castro azedou romance entre Maria Casadevall e Renato Góes?

Mulher processa Katy Perry após perder o dedo do pé