in

Faltam 30 dias para o ENEM! Confira 5 dicas para se preparar para a prova

O Enem está chegando! Você está preparado?

Faltam 30 dias para o ENEM! Pela primeira vez, o exame será aplicado em dois domingos. No dia 5, os candidatos respondem a questões de linguagens, ciências humanas e redação, com cinco horas e meia de duração. No dia 12, será a vez de matemática e ciências da natureza, com quatro horas e meia de duração.

Você já vem estudando por meses, não é mesmo? Este ultimo mês deve ser dedicado a revisar e consolidar o que foi aprendido e se preparar psicologicamente. Confira cinco dicas do que fazer durante esses 30 dias:

1. Foque nos assuntos que mais caem na prova

Você já estudou tudo que era necessário (ou deveria). Neste momento, vale a pena fazer uma revisão com foco nos assuntos que costumam cair mais no ENEM

Matemática: razão, regra de três, porcentagem e juros e probabilidade;
Linguagens: Modernismo, Romantismo e Realismo (em literatura); figuras de linguagens e conjunções (em português);
História: Era Vargas, Ditadura e movimentos sociais;
Geografia: cidadania, poder, urbanização, agricultura e os problemas ambientais;
Física: ondas, energia, consumo sustentável, cinemática;
Química: nomenclatura de hidrocarboneto e funções orgânicas, calculo estequiométrico;
Biologia: cadeia alimentar, ecossistema brasileiro (manguezal, caatinga, cerrado), poluição de água e solo, fisiologia humana (vacina e soro), genética e reprodução, e biotecnologia.

2. Deixe os conteúdos mais difíceis de lado

Vamos ser realistas: você não vai conseguir aprender os conteúdos que possui mais dificuldade em apenas um mês. Prefira revisar o que já aprendeu, para fixar melhor os assuntos e também pegar assuntos de dificuldade média para tirar duvidas, de modo que você possa dominá-los na prova.

3. Treine a redação

A redação tem um peso grande na nota do ENEM, portanto é muito importante. Você, com certeza, já viu as características de uma boa dissertação, pois agora é hora de treinar. A redação é algo prático, quanto mais você escreve, mais você melhora a qualidade da sua escrita. Tente escrever pelo menos duas redações por semana. Outra dica é se manter informado sobre os acontecimentos no Brasil e no Mundo. Você só vai descobrir o tema da redação no dia da prova, mas uma coisa é certa: sempre envolve relacionar fatos atuais.

4. Faça simulados

O ENEM é um exame que cobra habilidades e competência com questões que abordam o cotidiano. Por isso, é fundamental ter contato com as provas já aplicadas para entender seu modelo e a forma como os conteúdos são cobrados. Fazer provas passadas vai ajudar você a se sentir mais seguro.

5. Prepare-se psicologicamente

Muita gente se fixa em aprender conteúdos para a prova, mas se esquece de cuidar do lado emocional. Resultado: os temidos brancos. Você encara uma questão sobre um assunto que tem certeza que estudou, mas não consegue lembrara a resposta correta. Pois bem, entenda que você já estudou tudo que podia. Com apenas mais 30 dias antes da prova, é mais importante rever conteúdos e fazer simulados e redações para ganhar confiança, do que tentar aprender o que ficou faltando. Além disso, tente fazer atividades que te relaxem, como ouvir música, ir ao cinema ou praticar algum esporte. Isso vai reduzir seu stress e você vai fazer a prova com mais tranquilidade.

Gostou das dicas? Comente!

 

Débora Nascimento e José Loreto anunciam que serão pais – Saiba qual será o nome da criança!

Selfie com pé na pia vira febre entre celebridades e instagramers