in ,

Cerca de 300 pessoas morreram no pior ataque terrorista na Somália – Vídeos mostram a destruição

Farah Abdi Warsameh/AP/ Reprodução

Somália está em guerra civil há mais de 20 anos

Passa de 300 o número de mortos no pior ataque terrorista na Somália, ocorrido no ultimo sábado (14/10). O país da África Oriental sofreu dois atentados em sequência,  na capital Mogadíscio.

No ataque mais mortal, um caminhão carregado de explosivos foi colocado em uma esquina movimentada, próximo a outro caminhão, carregado com combustível, o que aumentou o poder de destruição. Uma bola de fogo varreu quarteirões inteiros. A explosão atingiu hotéis, embaixadas, prédios do governo e destruiu centenas de veículos. A segunda explosão foi em um mercado. O ataque deixou centenas de feridos, muitos deles com queimaduras gravíssimas.

Os hospitais ficaram lotados, sem remédios ou estrutura para atender a todos. Cerca de 70 feridos graves foram transportados de avião para Turquia. A ONU chamou o atentado de revoltante e disse que está ajudando o governo somali.

Nenhum grupo terrorista reivindicou o ataque, mas o governo da Somália acusa o Al-Shabab pelo atentado. O grupo terrorista ligado à Al-Qaeda briga para dominar o país, que vive em uma guerra civil desde a década de 1990. O Al-Shabab já chegou a controlar o Centro e o Sul do país, mas foi expulso das principais cidades. Desde então vem fazendo ataques a civis e aumentando o tamanho e o poder de suas bombas.

Ouvido pela agência Associated Press, Matt Bryden, especialista em assuntos de Segurança relacionados à África, afirmou que “nenhum outro grupo na Somália tem capacidade de construir uma bomba desse tamanho”.

O atual governo da Somália é reconhecido pela ONU. No começo de 2017, norte- americanos e somalis anunciaram que iam reforçar as ações militares contra os extremistas. Em resposta, o Al-Shabab anunciou que ia aumentar os ataques. Agora, os Estados Unidos classificaram o atentado como “covarde” e disseram que estão prontos para aumentar a ajuda militar à Somália.

Na internet, vídeos revelam a escala da destruição

A inusitada vingança da atriz Carrie Fisher contra produtor assediador

Tendência estranha na internet: cílios postiços no nariz