in

5 temas de redação que podem cair no ENEM

Confira alguns temas que podem aparecer na redação do Enem

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio é sempre aguardado com ansiedade pelos candidatos, afinal, não se descobre sobre o que deverá escrever, no momento da prova.

De fato, não há como adivinhar o tema, mas com base nos temas de provas anteriores, percebe-se que eles tem algo em comum: tratam de questões sociais da atualidade. Assim, é possível fazer algumas apostas:

Educação: Bullying

O assunto ficou em destaque por conta da série original Netflix “13 Reasons why”, sobre uma garota que comete suicídio porque, entre outros motivos, sofreu bullying na escola. O assunto foi amplamente debatido nas redes sociais.

Internet: Notícias falsas

As notícias falsas (fake news) ganharam maior destaque após influenciarem importantes fatos políticos, como a acirrada vitória de Donald Trump nas eleições dos Estados Unidos, e o resultado do plebiscito Brexit, que definiu a saída do Reino Unido da União Europeia, ambos fatos marcados por inúmeras notícias falsas divulgadas na internet. O mesmo já ocorrera no Brasil nas eleições de 2014. A disseminação dessas notícias levou os gigantes Google e Facebook a adotar medidas de controle do que é veiculado.

Tecnologia e sociedade: Tecnovícios 

Outro assunto atual é a relação viciante que as pessoas experimentam no uso de telefones celulares multimídia. O uso intenso de smartphones envolve inúmeros aspectos, como na família, em educação, na saúde e no trânsito, entre outros.

Saúde: Obesidade

A obesidade vem crescendo. Segundo a última pesquisa por amostragem, feita por telefone pelo Ministério da Saúde, nos últimos dez anos a obesidade subiu de 11,8% das pessoas consultadas para 18,9%. Mais da metade dos consultados (53,8%) disseram que estão com excesso de peso; há dez anos eram 42,6%. Foram ouvidas mais de 53 mil pessoas com 18 anos ou mais de idade.

Meio ambiente: responsabilidade ambiental 

Após episódios como o rompimento da barragem de Mariana, o corte de recursos do Fundo Amazônia pelo governo da Noruega, a saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris sobre o Aquecimento Global, entre outros fatos, os temas ligados à questão ambiental ganharam destaque e podem aparecer na redação.

O tema da redação será o recorte de um grande assunto que envolveu a vida nacional nos anos recentes. Por isso, é importante que os candidatos se mantenham informados. Na hora da prova deve-se ficar atento aos textos base selecionados pela banca, pois eles apontaram o melhor enfoque para seu texto.

Nostalgia dos anos 90: Tamagotchi será relançado em novembro

Com câncer terminal, Mister M recusa quimioterapia e faz vaquinha para cirurgia