in

5 Dicas sagazes para quem está começando a vida profissional

Acabou o ensino-médio e entrou para a faculdade? O que fazer agora?

Você terminou o ensino-médio e agora cursa uma faculdade e se prepara para entrar no mercado de trabalho. As dicas abaixo vão ajudar você a se planejar para conseguir um dos disputados postos de trabalho disponíveis.

1. Experiência extracurricular

Você ainda não tem experiência profissional, mas saiba que outras experiências podem ser muito relevantes, como:  participação em movimentos estudantis, estágios, cursos,  intercâmbios e até em trabalhos voluntários.

2. Escolher a da faculdade não é o mesmo que escolher a carreira

A escolha da faculdade não significa diretamente a escolha de uma carreira. Cada curso apresenta um leque enorme de  possibilidades. Por exemplo, uma pessoa que se forma em psicologia pode atender pessoas em um consultório, trabalhar dentro do setor de Recursos Humanos de uma empresa, ocupar um cargo público ou ainda lecionar. A faculdade é apenas o primeiro passo da sua jornada de capacitação.

3.Conheça o dia-a-dia da profissão

Quando uma pessoa pensa em qual carreira seguir, não é raro acabar se atendo ao cargo que deseja ocupar ou as empresas onde gostaria de trabalhar. Mas será que você sabe o que realmente acontece no dia a dia desses profissionais ou tem apenas uma ideia superficial e fantasiosa da profissão? Pesquise e converse com profissionais para saber o que eles fazem diariamente, quais os desafios que eles têm, o que eles precisam saber e que competências precisam ter para fazerem seus trabalhos bem feitos.

4.Competências comportamentais são tão importantes quanto as técnicas

O mercado exige mais do que as competências técnicas para se obter sucesso profissional. De nada adianta o conhecimento da área profissional, se o trabalhador não souber utilizá-lo, por exemplo, para tomar decisões, comunicar-se de forma eficaz, criar e inovar, executar e liderar projetos.

5. Autoconhecimento

Para traçar um plano de desenvolvimento profissional, você precisa saber o que deseja e também compreender seus pontos fortes e fracos, para buscar formar de concretizar suas metas.

Fã joga celular em rosto de Marília Mendonça e cantora se revoltou – Assista ao vídeo!

Incêndio que já destruiu 26% da Chapada dos Veadeiros “foi causado por ação humana”, afirma chefe do parque