in

Ingerir bebida alcoólica ajuda a falar melhor um idioma estrangeiro?

Foto: Flickr

Pesquisa afirma que beber pode melhorar fluência

Se você fala um segundo idioma, provavelmente já passou pela situação de,  no meio de uma conversa, esquecer-se de alguma palavra ou se atrapalhar com a pronúncia. Mas, há quem diga que quando bebem algo alcoólico, as palavras parecem fluir melhor.

Essa sensação não é apenas uma impressão, segundo pesquisa publicada no Journal of Psychopharmacology. De acordo com o estudo, beber uma pequena dose de álcool, melhora a nossa capacidade de falar um segundo idioma.

O álcool interfere em nossa memória e atenção, além de poder causar dependência, porém ele também diminui a inibição, aumenta a confiança em nós mesmos e reduz a ansiedade social. Segundo a pesquisa, essas características se traduzem em uma melhora na capacidade linguística de interagirmos com outras pessoas.

Pesquisadores da Universidade de Liverpool e do King’s College, ambas no Reino Unido, e da Universidade de Maastricht, no Holanda, tentaram medir se o álcool ajuda ou não quando nos arriscamos em um idioma estrangeiro. Para isso, eles convocaram um grupo de 50 alemães que aprenderam a falar, escrever e ler em holandês recentemente.

Parte dos alunos recebeu uma pequena quantidade de bebida alcoólica, que variava de acordo com o peso da pessoa. Outra parte dos estudantes não bebeu nada. Os participantes começaram então a conversar com holandeses – esses não sabiam quem havia bebido álcool ou não. Eles avaliaram o desempenho dos alunos seguindo uma série de critérios.

Uma análise dos dados mostrou que quem ingeriu álcool teve um resultado melhor na categoria de pronúncia.

“Nosso estudo mostra que o consumo de álcool pode ter efeitos benéficos na pronúncia de uma língua estrangeira em pessoas que a aprenderam recentemente”, disse Inge Kersbergen, coautor do estudo e pesquisador do Instituto de Psicologia, Saúde e Sociedade da Universidade Liverpool.

Os pesquisadores ressaltaram que os benefícios eram resultado da ingestão de uma quantidade reduzida de álcool. Beber excessivamente, eles acrescentam, não ajuda a pronúncia.

Lamborghini de cerca de R$ 3 milhões fica destruída após acidente

Hackers roubam fotos de celebridades em clínica de cirurgia plástica