in ,

Iludidos! Brasileiros ficam em 2º em ranking de ignorância sobre a realidade do país

Foto: André Tambucci/ Fotos Públicas

Brasil só ficou atrás da África do Sul em percepção distorcida sobre a realidade

O Brasil ficou em segundo lugar no ranking Ipsos Mori de “Percepção errada da realidade”, atrás apenas da África do Sul. Os dados estão disponíveis na pesquisa “Os perigos da percepção 2017”.

Os entrevistados responderam perguntas de diversos assuntos, sobre a realidade do Brasil, tais como: “quantas garotas de 15 a 19 anos você acha que dão à luz no país?”, “A taxa de homicídios hoje é mais alta ou mais baixa que no ano 2000?”, “A cada cem presos no país, quantos são imigrantes?”, entre outras.

As respostas dos brasileiros passaram longe da realidade. Segundo a média dos entrevistados, 48% das adolescentes engravidam no país, mas os números reais chegam apenas a  6,7%. A taxa de homicídios desde o ano 2000 continuou a mesma, apesar da percepção de aumento, e só 0,4% dos presos são imigrantes, embora os entrevistados tenham respondido, em média, 18%.

Outros dados que têm distorção são os relacionados à internet: os entrevistados acham que 85% dos brasileiros têm smartphone, quando na verdade são 38%, segundo a Ipsos; e acham que 83% possui perfil no Facebook, quando na realidade são 47%.

 

 

Policiais tiram selfies com Rogério 157 logo após prisão e causam polêmica

Fora da Globo, Caio Castro pode comandar reality show de “pegação” na Band