in ,

Estátua de santa padroeira aparece com capa e máscara do Batman

Foto: Reprodução/Facebook

Câmeras de segurança serão analisadas para descobrir os responsáveis

Uma estátua de Nossa Senhora da Conceição, santa padroeira do município de São Leopoldo, no Vale do Sinos, apareceu vestida com uma capa e uma máscara do personagem Batman, na manhã desta terça-feira (12/12). A imagem também representa a orixá Oxum, de religiões de origem afriacana, que fica na Praça do Imigrante, no Centro da cidade. O prefeito da cidade, Ary Vanazzi (PT), comentou o caso em seu Facebook. Ele classificou o ato como vandalismo e intolerância religiosa:

“Uma sociedade mais justa e humana se constrói com respeito a diversidade. Infelizmente já tivemos outros episódios no nosso município recentemente. Nossas diferenças de visão de mundo são naturais e fazem parte de uma sociedade democrática”, pontuou ele, na postagem.

A fantasia foi removida pelo secretário de Cultura da cidade, Pedro Vasconcellos. Ele acredita que a ligação da imagem com religiões africanas seja a motivação do ataque. “Ela ganha capas amarelas e oferendas, então acreditamos que foi um ato de intolerância contra esse sincretismo”.

As câmeras de segurança do local serão analisadas para tentar identificar os autores da ação, informou a Prefeitura, através da assessoria. Não há punição prevista para o caso, mas a intenção é coibir novas atitudes.

Recentemente, o busto do médico leopoldense João Carlos Hass Sobrinho, morto pela ditadura militar, e da líder religiosa Jacobina Meurer, também apareceram com fantasias em São Leopoldo.

Acrobata morre após filmar performance em prédio de 62 andares

Karol Conka diz que bateu em estrangeiro que assediava jovens em hotel: “Dei na cara dele”