in ,

TV portuguesa acusa Igreja Universal de tráfico internacional de crianças

Foto: Demétrio Koch/ Agência Pública

A igreja do Bispo Edir Macedo faria parte de um esquema de sequestro e tráfico de menores

Após sete meses de investigação das jornalistas Alexandra Borges e Judite França, da emissora TVI preparou uma série de dez reportagens com o título “O Segredo dos Deuses”, que começou a ser veiculada nesta segunda-feira (11/12), no “Jornal das 20h” (18h no horário de Brasília).

Segundo a reportagem, na década de 90, a Igreja Universal do Reino de Deus mantinha um lar ilegal de crianças, chamado Lar Universal, em Lisboa, onde filhos de pais sem condições financeiras eram entregues, sem qualquer acompanhamento judicial, e acabavam adotados ilegalmente por bispos e pastores da igreja. A TV diz ainda que houve casos de crianças roubadas de suas famílias.

A TV acusa o brasileiro Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus e proprietário da TV Record, de estar envolvido no esquema e afirma que os próprios netos do bispo seriam crianças  do Lar Universal. Após a repercussão da reportagem, os netos adotivos de Edir Macedo, Louis Carlos de Andrade e Vera de Andrade, divulgaram um vídeo nas redes sociais em que desmentem as acusações e pedem direito de resposta à emissora.

Em nota, a assessoria da Igreja Universal, afirmou que a reportagem é uma “campanha difamatória e mentirosa” e diz que “toda a matéria que a TVI pretende veicular é baseada no relato e colaboração de Alfredo Paulo Filho”, ex-bispo da Universal que foi afastado da igreja por “condutas impróprias”.

Assista abaixo ao primeiro episódio da série de reportagens “O Segredo dos Deuses”, da TVI:

Na cadeia, Sophia come comida do chão em O Outro Lado do Paraíso

Ex-esposa afirma que apanhava de Naldo na frente do filho: “Ele é doente”