in

O que é leishmaniose? Descubra os sintomas e causa da doença contraída pela atleta Maurren Maggi

Band/ Reprodução

Atleta revelou nesta semana que contraiu a doença

Campeã olímpica no salto em distância nos Jogos de Pequim, em 2008, Maurren Maggi revelou nesta semana que contraiu leishmaniose e já está em tratamento. A suspeita é de que a ex-atleta tenha pego a doença na República Dominicana, onde participou das gravações do reality show “Exathlon Brasil”, exibido pela TV Bandeirantes no fim de 2017.

No programa, os participantes passavam por provas que exigiam alta capacidade física e também por situações como dormir no mato e não poder tomar banho. Maurren foi a terceira colocada na atração.

O que é leishmaniose?

Causa da doença

A leishmaniose é causada por um protozoário do gênero Leishmania e apresenta variedades baseadas na região em que vive e na forma como irá se manifestar no corpo humano. A transmissão ocorre apenas por intermédio do mosquito flebótomo – mosquito-palha, birigui e cangalha são outras denominações populares do inseto. Ou seja, não é contagiosa por qualquer contato que não seja a picada do mosquito infectado pelo parasita.

Sintomas e tratamentos

Há dois tipos de leishmaniose. A tegumentar ou cutânea, mais frequente e menos perigosa,  que provoca feridas na pele e em mucosas, como nariz e céu da boca. Com medicação específica e rapidez para iniciar o tratamento, demora em média 15 dias para ser controlada e cerca de um mês para a cura total.

A outra forma, a visceral, requer mais cuidado, já que o protozoário se aloja em órgãos internos, como fígado, baço e medula óssea. Provoca febre intensa e perda de peso. Com medicação específica e agilidade no tratamento, demora 28 dias para ser controlada e três meses ou mais para a recuperação completa.

 

Fantasia de meme do Whatsapp em festa de fim de ano em multinacional causa demissões

Em O Outro Lado do Paraíso, Natanael infarta e morre antes de atirar em Duda