Você sabe qual o seu tipo de cabelo e como cuidar deles?

0
533

Saber o tipo de cabelo é muito importante para cuidar dos fios da maneira certa

Na web, há várias digital influencers que recomendam produtos para cabelos. Quando não dá certo, as pessoas acusam a blogueira de incentivar seguidores de a comprar produtos ruins. É verdade que há mesmo influencers desonestos, mas antes de acusar alguém é importante saber se o produto indicado é apropriado para seu cabelo. O produto pode ter sido mesmo ótimo para o cabelo da blogueira, mas não ser bom para o seu.

Criada nos EUA, há uma classificação para cabelos, que leva em conta a textura dos fios, que pode ajudar você as escolher os melhores produtos para seu cabelo:

Tipo 1 – Liso

O cabelo  tipo 1 é aquele totalmente liso, sem nenhuma ondulação, da raiz às pontas. Costuma ser bem sedoso, pois a oleosidade natural dos fios consegue atingir as pontas, sem obstáculos.

1A (Fino)

Pouco encorpado, muito brilhante e com tendência a ser oleoso. O famoso cabelo escorrido, sem volume, aquele que não segura nada, nem mesmo uma presilha! É indicado usar produtos leves na hora dos cuidados, para não pesar e deixá-los muito grudados na cabeça ou oleosos. Se necessário, use linhas próprias para cabelos oleosos, principalmente na hora de lavar, pois é fundamental que a área da raiz esteja bem limpa. Produtos que dão volume também são uma boa pedida! Já os feitos à base de silicones podem fazer os fios pesados e mais chapados.

1B (Médio)

Possui fios mais encorpados e mais volume. Já consegue segurar cachos e ondas feitos com modelador. Na hora de condicionar, o ideal é utilizar produtos leves e hidratar para manter o brilho e o alinhamento dos fios em ordem. Sempre aplique o condicionador só nas pontas.

1C (Grosso)

Reto, pesado e difícil de modelar. Os fios são tão grossos que você praticamente consegue visualizar um por um ao olhar para a cabeça de quem possui este tipo de cabelo. Muitas orientais se encontram nessa categoria, embora não seja regra. Para manter a aparência bonita, é recomendado que seja lavado com frequência, com produtos que removam bem a oleosidade da raiz. O condicionador não deve ser muito denso e nem pesado. Use só nas pontas. Para finalizar, reparador de pontas duplas.

Tipo 2 – Ondulado

O cabelo do tipo 2 é aquele que não é liso mas não chega a formar espirais. Forma mechas em padrão de S, como ondas. Costuma ter a raiz mais lisa e é mais suscetível ao frizz. Versatilidade é uma das vantagens deste tipo, que costuma ser fácil de modelar. Amassados, podem formar cachos mais definidos. Escovados, ficam bem lisos sem muito esforço.

2A (Fino)

Quase liso, possui fios em formato de S mais suave e é fácil de modelar. Não costuma ter muito volume, por isso, o ideal é usar produtos leves e em pouca quantidade para estilizá-lo, como mousse, gel e loções, ao invés de cremes e manteigas. Caso contrário, pode pesar e ficar murcho.

2B (Médio)

Tende a ter frizz. As mechas formam um S perfeito. O ideal é usar produtos a base de gel ou mousse para manter as ondas bonitas, além de finalizadores anti frizz.

2C (Grosso)

As ondas são tão intensas e menos espaçadas que já começam a formam cachos soltos. Os fios não ficam tão grudados na raiz quanto nas categorias anteriores, se distanciam um pouco da cabeça. Por ser um cabelo volumoso, é aconselhável caprichar na mousse e nos finalizadores anti frizz. Já é cogitado o uso de cremes ativadores de cachos mais levinhos, pois eles pegam a forma com facilidade, se amassados.

Tipo 3 – Cacheado

O cabelo do tipo 3 forma caracóis bem definidos e simétricos, que parecem “molinhas”. Quando bem cuidado, é macio e cheios de vida! Por isso, deve-se sempre caprichar na hidratação.

3A (Cachos Soltos)

Possui aquele tipo de cacho natural que parece ter sido feito com babyliss, bem largo e regular. Para manter  os cachos bonitos e definidos, os melhores produtos são os géis, leave-ins e cremes ativadores de cachos, desde que não sejam muito pesados.

3B (Cachos Apertados) 

Com cachos estreitos, definidos e regulares, bem espiralados, o produtos mais indicado são bons cremes ativadores de cachos, bem hidratantes e com potente controle de frizz. Como os fios costumam ser mais secos, lave com shampoo hidratante. Com o cabelo seco, reidrate os cachos com leave-in condicionador, quando sentir necessidade.

3C (Cachos Super Apertados)

Os cachos são super fechadinhos e estreitos, ficam grudados uns aos outros, mas com um padrão de forma bem definido. Os fios são finos e frágeis. Hidratação é muito importante para manter o cabelo bonito, não só na máscara e no condicionador, mas também no shampoo. Para finalizar, prefira produtos bem hidratantes e um pouco mais densos, como cremes, manteigas e óleos.

Tipo 4 – Crespo

No tipo 4 estão os cabelos geralmente conhecidos como afro. O que se afirma é que são mais secos e frágeis, pois a oleosidade não consegue percorrer o fios, por causa da textura. Por isso, necessitam de bastante hidratação. Um fato que diferencia cabelos muito cacheados (como os 3C) dos crespos é que os crespos se mantém totalmente enrolados até molhados, enquanto os cacheados tendem a ficar mais ondulados.

4A (Macio)

Tem cachinhos bem estreitos, que parecem molinhas, da largura de uma agulha de crochê, bem definidos. Não é recomendando remover a oleosidade natural dos fios, portanto, deve-se evitar lavar todo dia. É preciso caprichar na hidratação.

4B (Seco)

As mechas têm formato de Z e são menos definidas do que as do tipo 4A. Sempre use um condicionador potente. Desembarace com um pente de dentes largos. Sele com algum tipo de óleo natural (como o de coco, jojoba, argan e etc), para que a hidratação não escape. Para estilizar, use leites e manteigas específicas para este tipo de cabelo, bem hidratantes. E evite manipular os fios o máximo possível, para minimizar possíveis quebras e ajudar no crescimento.

4C (Sem Forma)

Possui o mesmo padrão de estrutura em zigue-zague do tipo 4B, porém alternando com áreas quase sem nenhuma definição. O recomendado é evitar ao máximo lavá-lo. Após a lavagem, não esqueça de selar os fios com algum tipo de óleo natural, para reter a hidratação. Para finalizar, utilize produtos super hidratantes, como cremes e manteigas. Cremes pesados ainda ajudam a dar uma aparência mais alongadas aos fios deste tipo. É recomendado fazer hidratações potentes a cada 3 dias.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui