in

Deslizamentos na Califórnia deixam 17 mortos – Até casa de Oprah Winfrey foi atingida pelo mar de lama

Trator limpa a lama em uma parte da rodovia 101, na Califórnia,

Inundações afetaram Los Angeles e Santa Bárbara

O número de mortes causadas pelos deslizamentos de terra na Califórnia chegou a 17, enquanto os socorristas buscavam sobreviventes e corpos entre os escombros das casas destruídas.

Uma tempestade intensa arrastou na terça-feira (09/01) lama e escombros que caíram pelas colinas até a localidade de Montecito, no condado de Santa Bárbara, devastando territórios já afetados pelo incêndio Thomas no mês passado. As inundações afetaram o lado sul das colinas sobre o povoado de 9.000 habitantes, ao noroeste de Los Angeles, lançando enormes pedras contra casas, segundo o serviço de emergência.

“Nos entristece anunciar que o número de vítimas subiu para 17”, disse o xerife do condado de Santa Bárbara, Bill Brown, em entrevista coletiva na quarta-feira (10/01). Brown destacou que mais de 500 pessoas atuam nos trabalhos de resgate, e qualificou de “surpreendente a amplitude da devastação”.

“Estamos conscientes de que será um caminho longo e difícil para nós e nossa comunidade”, assinalou Brown, acrescentando que não se sabe quantas pessoas continuam presas, já que alguns residentes ignoraram as ordens de evacuação. As autoridades informaram ainda que há 28 feridos e que cerca de 30 mil pessoas abandonaram a área atingida.

O departamento de Bombeiros de Santa Bárbara afirmou que estava usando cães farejadores para buscar as vítimas, em zonas de Montecito onde muitas casas desabaram. Os bombeiros publicaram no Twitter fotos de rios de lama correndo pelos bairros, casas destruídas, carros esmagados e rotas cobertas por árvores caídas. Várias pessoas foram resgatadas de helicóptero do telhado de suas casas.

A popular apresentadora de televisão Oprah Winfrey teve a casa atingida pelo mar de lama. Oprah colocou nas redes sociais um vídeo no qual aparece caminhando na lama diante de sua mansão em Montecito.

Silvio Santos dispensa humorista do Jogo dos Pontinhos, mas colega toma atitude inesperada

Empresário viaja 800 km para espancar mulher que avaliou mal sua loja virtual