in

App que promete ser tão eficaz quanto anticoncepcional é notificado após 37 mulheres engravidarem

Foto: Aditya Romansa/ unsplash/ Reprodução

As mulheres, todas da Suécia, alegam terem ficado grávidas sem planejarem enquanto usavam o app, que é certificado na Europa

O aplicativo Natural Cycles, que promete mostrar com precisão quais são os dias férteis da mulher e evitar a gravidez, foi notificado pela Agência Sueca de Medicamentos após 37 mulheres alegarem que ficaram grávidas sem planejarem após usar o aplicativo. As informações são da TV sueca SVT.

O aplicativo, que é certificado na Europa como um método contraceptivo, custa US$ 8,99 mensais e funciona da seguinte forma: todos os dias, no mesmo horário, a mulher deve medir sua temperatura corporal com um termômetro que vem junto na compra do aplicativo. Os dados devem ser inseridos no app. Com essas informações, além da data da última menstruação e outros dados, o aplicativo calcula quais são os dias férteis da usuária, que recebe alertas verdes ou vermelhos relativos ao uso necessário ou não de um contraceptivo adicional.

Questionada sobre as alegações das mulheres que engravidaram usando o app, o Natural Cycles alegou:

“Nenhum método contraceptivo é 100% efetivo e gravidezes indesejadas são, infelizmente, um risco de qualquer método. Natural Cycles tem um selo Pérola Index de 7, que significa uma eficiência de 93%”.

No aplicativo, há avisos sobre a forma correta de mediar a temperatura e como doenças, ingestão de bebidas alcoólicas e mudança no horário de medição podem alterar o ciclo da usuária, tornando as informações do app menos precisas.

Gael empurra Renato ao vê-lo beijar Clara em O Outro Lado do Paraíso

Boninho conta que um participante já desistiu do BBB18: “Surtou”