in ,

Sexta-feira é dia se forró, sertanejo e funk, segunda de gospel – Confira como audição de estilos musicais varia por dia da semana

Foto: rawpixel/Unsplash

Gospel é único estilo mais ouvido na segunda que no domingo e ritmos dançantes explodem no fim de semana

Gospel é o único dos estilos mais populares no YouTube no Brasil que é mais ouvido na segunda-feira do que no domingo. No outro extremo, o forró é o ritmo com o maior estouro no final da semana: metade das audições são de sexta a domingo. O sertanejo tem a maior explosão na sexta.

Estas são conclusões de uma análise da audição de seis estilos mais populares no Brasil a cada dia da semana, a partir dos acessos ao YouTube entre janeiro e dezembro de 2017.

Em geral, a audição de música no YouTube é maior nas sexta-feiras e nos sábados. No domingo, há menos acessos para todos os estilos. Mas há três grupos com padrões de variação diferentes.

Há os que têm subida abrupta de acesso no fim de semana. São gêneros populares associados a festas: forró, sertanejo e funk.

Um grupo intermediário tem uma subida grande, mas um pouco menos drástica entre o início e o fim da semana: pop e rock.

O terceiro caso é do gospel, que tem uma curva bem diferente: não sobe quase nada na sexta e no sábado, e tem proporção maior de acessos que os outros de segunda a quinta.

Sexta, dia oficial dos lançamentos

Estes dados não passam despercebidos da indústria da música, principalmente após o streaming se tornar a principal forma de consumo. Em 2015, as maiores gravadoras do mundo definiram as sextas-feiras como dia padrão para lançamentos de músicas.

Além de ser um dia de muitos acessos, a estratégia evita pirataria para lançamentos mundiais. Antes, quando cada país escolhia sua data, era mais fácil um disco ou single “vazar” para o resto do mundo assim que o primeiro país soltava.

 

Em O Outro Lado do Paraíso, Renan é subornado por Jô para ficar com Duda

BBB18: Internautas acusam Ayrton de assediar a própria filha