in ,

Saiba mais sobre a diverticulite, doença que Preta Gil tem

Reprodução

Preta Gil precisou emagrecer por causa da doença

No lançamento da coleção inverno da grife Le Lis Blanc, na noite da última quarta-feira (31/01), em São Paulo, Preta Gil chamou a atenção pela silhueta mais enxuta:

“Foi uma dieta forçada, tive que mudar a alimentação por completo”, explicou a filha de Gilberto Gil. A cantora contou à revista “Vogue” que a mudança no cardápio ocorreu após ter sido diagnosticada com diverticulite.

O que é diverticulite?

Sinônimos: diverticulose do intestino grosso, inflamação dos divertículos

Diverticulite é uma inflamação caracterizada principalmente por bolsas e quistos pequenos e salientes da parede interna do intestino (divertículos) que ficam inflamados ou infectados.

Os divertículos, apesar de poderem ser formados em qualquer parte do trato digestivo, como o esôfago, o estômago e o intestino delgado, são mais comumente encontrados no intestino grosso.

Causas da diverticulite

Não se sabe exatamente o que causa a formação dessas bolsas ou quistos na diverticulose. Sabe-se, porém, que seguir uma dieta pobre em fibras é uma das causas mais prováveis. Como resultado disso, ocorre a constipação e a presença de fezes muito dura, que demandam esforço além do normal para passar pelo reto. Esse movimento aumenta a pressão no cólon ou nos intestinos e pode causar a formação desses quistos.

A diverticulite é causada por pequenos pedaços de fezes que ficam presas nesses quistos, provocando infecção ou inflamação. A diverticulite é um dos problemas que podem ser resultado do surgimento desses divertículos, embora apenas uma pequena parte das pessoas apresente complicações decorrentes disso.

Fatores de risco

Alguns fatores podem contribuir para o desenvolvimento da diverticulite:

  • Idade: pessoas acima dos 40 anos estão mais sujeitas a apresentar diverticulite do que pessoas mais jovens.
  • Alimentar-se com uma dieta pobre em fibras também pode contribuir para a diverticulite. Uma dieta baseada em alimentos processados e carboidratos, com pouca quantidade de fibras, pode ser um fator desencadeador da doença
  • Pouco exercício físico foi diretamente relacionado ao surgimento dos divertículos, o que consequentemente aumenta os riscos de diverticulite também
  • Obesidade
  • Tabagismo.

Sintomas de diverticulite

Pessoas com divertículos, sem a inflamação da diverticulite, geralmente não apresentam sintomas, mas podem sentir inchaço e cólicas na parte inferior do abdômen. Os sintomas da diverticulite são mais graves e geralmente aparecem subitamente, mas podem piorar em poucos dias. São eles:

Sensibilidade, geralmente na parte inferior esquerda do abdômen

  • Inchaço ou gases
  • Febre e calafrios
  • Náusea e vômito
  • Falta de fome

Tratamento de diverticulite

O tratamento para diverticulite depende da intensidade e gravidade dos sintomas. Algumas pessoas podem precisar ser internadas no hospital, mas geralmente você pode tratar esse problema em casa, seguindo à risca as orientações médicas, que envolve, por exemplo, dieta e exercícios.

No geral, a internação só acontece quando o paciente apresenta complicações relacionadas à diverticulite ou está sob o risco de mais ataques, que podem levar a outros problemas, como  obstrução intestinal.

Em último caso, em que também já houve evolução para problemas de saúde mais sérios além da diverticulite, uma cirurgia pode ser necessária. Existem dois tipos de procedimentos cirúrgicos para esses casos: a ressecção primária do intestino e ressecção intestinal via colostomia. O médico determinará a necessidade da cirurgia e qual o melhor procedimento, dependendo do caso.

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Comments

Loading…

0

Comments

0 comments

Filho mais velho de Fidel Castro comete suicídio: “depressão profunda”

Demitido, funcionário da Record deleta programa inteiro de Sabrina Sato