7 dicas para limpar a sua geladeira com muito mais eficiência

0
73
Reprodução

Geladeira limpa e organizada não é só na televisão!

Separamos 7 dicas que vão ajudar você a ter uma geladeira muito mais limpa e organizada, sem fastar muito tempo.

1. Desligue a geladeira

A geladeira deve estar fora da tomada durante a limpeza. Separe um cooler ou uma caixa de isopor com gelo para armazenar os alimentos e mantê-los refrigerados.

2. Descongele

Quem não tem uma geladeira do tipo “frost free”, terá que descongelar o eletrodoméstico, toda vez que a espessura da camada de gelo nas paredes do congelador atingir 1 cm. Além de reduzir o espaço disponível, o excesso de crostas de gelo prejudica a refrigeração. Lembre-se: você deve esperar que o gelo derreta sozinho, usar água quente para acelerar o processo pode danificar o aparelho.

3. Não tenha pressa

Além de retirar todas as prateleiras e compartimentos móveis para lavar, especialmente os que acomodam bebidas, ovos, legumes e verduras, aproveite para examinar as datas de validade dos alimentos. Jogue fora o que estiver fora do prazo e aproveite para se livrar também de possíveis restos de comida.

4. Mistura para a limpeza

Para limpar a geladeira de maneira eficiente, sem danificar o eletrodoméstico, os especialistas indicam a seguinte mistura: dois litros de água morna, duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio e cinco gotas de detergente.

Basta molhar uma esponja macia ou um pano de microfibra, que não solta pelos, na solução e limpar toda a geladeira. Separe outro pano para secar as prateleiras e outros componentes, o interior e a parte de fora do eletrodoméstico.

5. Limpeza da borracha

A borracha das portas da geladeira e do freezer, com o tempo, criam crostas de sujeira. Para limpar, utilize apenas água morna e detergente, aplicados com uma esponja macia. Finalize a higienização com um pano seco.

6. Fim do mal-cheiro na geladeira

Se você não quer mais, abrir a geladeira e se deparar com odores desagradáveis, atenção: sempre guarde os alimentos em recipientes tampados (veja as dicas para armazenar alimentos).

Outra dica é manter sempre um recipiente com café em pó, carvão ativado ou bicarbonato de sódio no interior do eletrodoméstico, para ajudar a absorver qualquer tipo de cheiro que os alimentos possam soltar.

7. Frequência ideal

Em uma casa com mais de duas pessoas, a recomendação é limpar a geladeira a cada 15 dias. Se você não tem o hábito de comer em casa, essa limpeza pode ser feita uma vez ao mês.

Toda vez que algo for derramado lá dentro, é preciso limpar com um pano úmido imediatamente. O melhor momento para fazer a limpeza é antes de ir à feira ou de realizar uma grande compra no mercado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui