in

10 dicas incríveis para emagrecer de forma saudável

Emagrecer com saúde é muito melhor!

Foto: Flickr

Emagrecer pode ser importante para você, mas não deixe a saúde de lado

É difícil encontrar alguém que esteja 100% satisfeito com o próprio corpo e, em grande parte dos casos, a pessoa deseja emagrecer. Em revistas e na internet, é muito comum acharmos as dietas mais mirabolantes para se pender peso. Quem faz uso dessas dietas  do tipo “água e alface” põe a saúde em risco e ainda tem muito mais chances de voltar a ganhar peso, assim que deixar a dieta.

Separamos 10 dicas para ajudar você a ter um emagrecimento saudável, confira!

1. Não tenha pressa

Pare para pensar a quanto tempo carrega seu excesso de peso. Então, não tente eliminar os quilos amais do dia para a noite. Dietas que prometem perda de peso em tempo recorde, geralmente, são enganosas e prejudicam a saúde. Respeite o tempo do seu corpo e tenha em mente que só um trabalho continuo vai gerar os resultados certos.

2. Corrija gradativamente a sua atitude em relação aos alimentos

Não faça dieta, faça reeducação alimentar. Você precisa comer corretamente, não parar de comer.

3. Não exclua de um dia para outro aquele alimento que só de pensar dá água na boa

Na verdade, nunca o exclua, mas saiba quando e quanto pode ingeri-lo. Por exemplo, o chocolate, ponto fraco de  muita gente: você pode consumi-lo, mas moderadamente.

4. Controle a ansiedade

É muito comum que as pessoas comam mais, quando estão nervosas. Encontre uma distração ou um hobby que faça com que a sua atenção desvie da comida.

5. Estipule horários para as refeições

Coma em quantidades menores, em intervalos mais curtos. Quando passamos muito tempo sem comer, é provável exagerarmos na quantidade.

6. Faça escolhas saudáveis

Você tem o objetivo de emagrecer, então precisa agir de forma prática para atingir sua meta.  Por exemplo, substitua alimentos mais calóricos, por outros mais saudáveis, como salada de acompanhamento em vez de batata frita; use a escada em vez do elevador, caso você more ou trabalhe em um andar muito alto, experimente sair do elevador dois ou três andares antes e subir o resto do caminho pela escada; desça do ônibus um ou dois pontos antes de sua casa; não use o carro para viagens curtas, como ir a padaria ou a farmácia a algumas quadras de casa, etc.

7. Beba muita água

A água tem inúmeros benefícios, entre eles ajudar a nos dar a sensação de saciedade, o que nos faz comer menos.

8. Faça alguma atividade física

Dança, corrida, caminhada… escolha uma atividade que seja prazerosa para você. O importante é não ficar pardada(o). A atividades física ajuda a queimar calorias e também a controlar stress e ansiedade.

9. Se alguém notar que está adotando novos hábitos e perguntar se está de “regime”, responda “não”

Regime remete exatamente a comer menos. O que você deve fazer é “reeducação alimentar“, ou seja, comer o suficiente para nutrir o corpo adequadamente, sem exagerar nos alimentos calóricos. Além do mais, “regime” já é uma palavra que nosso cérebro associa a coisas negativas, privações e sofrimento. Seu emagrecimento deve ser associado a coisas positivas, como saúde e bem-estar.

10. Tenha confiança

Tenha sempre uma atitude positiva. Você não vai emagrecer do dia para a noite, mas vai emagrecer de forma saudável e manter o peso ideal com muito mais facilidade. Entenda também que cada pessoa tem um metabolismo e, por isso, não é preciso se sentir mal porque outra pessoa emagreceu mais rápido. Os seus resultados apareceram no tempo do seu corpo.

Sophia é flagrada ao matar Mariano em O Outro Lado do Paraíso

Em Carinha de Anjo, Cassandra se revolta com gravidez de Estefânia