in

5 Sinais de que você precisa fazer terapia

A saúde metal merece tanta atenção quanto a física

É importante ficar atento aos indícios dados por seu corpo e por sua mente

O senso comum tende a fazer com que as pessoas enxerguem tratamentos psicológicos como um sinal de fraqueza. Mas, a verdade é que situações de luto, de conflito, estresse, traumas e outros problemas podem desestabilizar qualquer pessoa.

Terapia não é algo indicado apenas para pessoas com graves estados metais e emocionais. É saudável também procurar ajuda para problemas menores. Nessas horas é preciso se questionar se não chegou o momento de procurar ajuda profissional. Há sinais aos quais você deve estar atento para não deixar que sua saúde psicológica piore.

Confira 5 sinais de que você precisa de terapia

Infelizmente ainda há muito preconceito quanto à terapia. Porém, se você focar em seus benefícios, irá perceber que vale muito a pena iniciar um tratamento. Veja abaixo sinais de que está na hora de iniciar uma terapia.

1. Emoções muito intensas

Ser dominado pela raiva ou pela tristeza é motivo para procurar ajuda. Pessimismo e sensação de que somente o pior virá são sinais de que você não está conseguindo lidar com suas emoções.

2. Dores de cabeça e de estômago constantes

O abalo emocional pode refletir na saúde do seu corpo. Situações estresse podem causar problemas como dores na coluna, no pescoço, problemas no estômago, entre outros.

3. Queda do rendimento no trabalho ou nos estudos

A perda de interesse no trabalho ou nos estudos é um alerta vermelho. Se a produtividade cai, você sente dificuldade de se concentrar ou tem errado mais, considere procurar ajuda.

4. Você não gosta mais de fazer o que fazia antes

Coisas que você sempre gostou de fazer, como ir ao cinema ou sair com amigos, perderam a graça. Isso significa que algo em seu emocional não está bem. Não hesite em procurar ajuda.

5. Seus amigos estão preocupados com seu bem-estar

Amigos de verdade percebem quando algo está errado. Se seus amigos mais próximos estão tentando lhe dar indícios de que você não está bem, ouça.

Não permita que a vergonha de procurar ajuda faça saúde mental piorar. Muitas vezes não é possível lidar sozinhos com traumas, conflitos e problemas, mesmo que estes não pareçam tão grandes quanto os de outras pessoas. Por isso não hesite em encontrar uma terapia que se encaixe em seu perfil.

A melhor receita de bolo de chocolate que você vai provar

Desafio: diga o nome da novela vendo apenas uma imagem