in

5 erros que você comete na cozinha e podem afetar sua saúde

Hábitos que costumamos praticar na cozinha podem prejudicar nossa saúde

Foto: Flicker

Separamos 5 erros comuns que podem fazer mal à saúde

Alguns de nossos hábitos na cozinha podem fazer mal à nossa saúde. Confira quais são eles:

1. Deixar os alimentos na temperatura ambiente

É bastante comum, por exemplo, fazer aquele almoço no domingo e, após todos comerem, deixar para guardar as sobras mais tarde. Saiba que você não deve fazer isso. Em geral, a comida aguenta apenas uma hora em temperatura ambiente, antes que corra o risco de estragar. Após isso, sua qualidade pode ser seriamente afetada. Ou seja: nada de deixar os alimentos sobre o fogão e nem mesmo dentro do forno.

2. Comer alimentos vencidos achando que data de validade é balela

A verdade é que, em geral, os prazos de validade são determinados com uma certa margem de segurança. Isso significa que, se o resultado da análise de um produto der que o prazo é de três meses e 10 dias, por exemplo, a data passada para o consumidor será de três meses. Então, isso significa que podemos comer alimentos vencido? NÃO! Isso porque, depois do prazo, não é possível garantir a integridade do alimento, mesmo que seja apenas um dia depois da data. Enfim, é melhor não correr o risco.

3. Achar que pode comer o que cair no chão antes de 5 segundos

O senso comum diz que se o contato entre o alimento e o solo durar menos de cinco segundos, ainda é possível ingeri-lo. Mas, na verdade, este tempo já é suficiente para uma contaminação, que pode ocorrer instantaneamente.

4. Manter o vinagre aberto e fora da refrigeração

O vinagre, assim como o ketchup, a mostarda, creme de leite, maionese, etc, deve ser guardado na geladeira após aberto. Caso contrário, as bactérias podem crescer, se depositar no fundo do frasco e acabar estragando o tempero.

5. Usar a esponja de louça por mais de uma semana

As esponjas acumulam resíduos de alimentos e ficam, muitas vezes, guardadas em recipientes com água, favorecendo o acúmulo de bactérias como a Salmonella e a Escherichia coli, que podem trazer sintomas como diarreias, cólicas e vômitos. Logo, não guarde uma esponja por mais de uma semana e evite deixá-la dentro d’água.

Gostou das dicas? Comente

+25 pessoas profundamente arrependidas de comprar na internet

5 Receitas de ovos de Páscoa para você fazer em casa