in

Descubra como o Cronograma Capilar pode salvar o seu cabelo!

Descubra o que é e para que serve o cronograma capilar

Foto: Xan Griffin/ Unsplash

Descubra o que é cronograma capilar e qual a sua utilidade

Cronograma capilar: o que é?

Diariamente, com os efeitos do sol, poluição, água com cloro, água quente, secador, chapinha e muitos outros fatores, nossos cabelos perdem nutrientes, ficando mais fracos e sem brilho. O cronograma capilar é uma agenda do que fazer no seu cabelo, com o objetivo de repor, de forma mais precisa e sistemática, a massa capilar e todos os nutrientes perdidos, melhorando assim o aspecto do fio. As etapas do cronograma geralmente são: hidratação, nutrição e reconstrução.

Como montar seu cronograma capilar:

Cada pessoa terá um cronograma capilar diferente, para atender as necessidades do seu cabelo. Primeiro você deve saber qual tipo de cabelo você tem, se é seco, oleoso, etc… para depois fazer as etapas de acordo com o que ele está precisando.

Por exemplo: Se seu cabelo é oleoso, ele vai precisar de mais hidratações do que nutrição, pois na nutrição os tratamentos são feitos com máscaras de óleos ou com óleo puro. Já se seu cabelo é seco, você vai fazer as duas etapas igualmente, pois seu cabelo tem pouca oleosidade. Se seu cabelo é misto, ou seja, seco nas pontas e oleoso na raiz, você precisa evitar passar máscaras perto da raiz.

O que você precisa para começar seu cronograma:

Você não precisa gastar rios de dinheiro para comprar toneladas de produtos diferentes. Você precisa apenas de uma boa mascara de hidratação e um óleo vegetal para fazer a umectação (óleo de coco ou azeite por exemplo) ou máscaras de nutrição.

Etapas do cronograma capilar:

Cada etapa do cronograma capilar tem uma função e você deve realizar todas, mas irá focar mais em um do que em outra, dependendo do que os seu cabelo está precisando no momento. Atenção: dê um intervalo de pelo menos 48h entre cada etapa.

Hidratação

A principal função da hidratação é repor a água do fio. Se seu cabelo está armado e ressecado, ele precisa de hidratação, então foque mais nesta etapa. Esta fase do cronograma capilar deixa seu cabelo macio, com balanço e sedoso e pode ser feita com mais frequência, por exemplo, uma vez por semana. Máscaras com poder hidratante são as que contém em sua fórmula, silicones, são a base de frutas, áloe vera (babosa), álcool modificado, vegetais, pantenol, açucares, vitaminas ou glicerina. Elas são as mais comuns, facilmente encontradas em supermercados e farmácias.

Nutrição ou umectação

O função da nutrição (umectação) é devolver lipídios ao fios, deixando os cabelos com a oleosidade necessária. Se seu cabelo esta com frizz e sem brilho, quer dizer que precisa de mais nutrição. Máscaras com poder nutritivo levam a palavra óleo no nome, são feitas com óleos ou manteigas (karité, cupuaçu, muru muru, cacau e abacate) e tutano. Ou ainda você pode utilizar óleos vegetais nesta etapa, como azeite extra-virgem ou óleo de coco.

Reconstrução

A reconstrução é responsável por repor as proteínas dos fios. Se seu cabelo esta poroso, fino, ralo, partindo e quebradiço, ele precisa de reconstrução. Máscaras com poder de reconstruir são a base de creatina, queratina, proteína, trigo, colágeno, aminoácidos, arginina, cisteína, proteínas hidrolisadas…etc. O ideal é fazer a reconstrução a cada 15 ou 30 dias, pois o excesso de queratina pode causar quebra dos fios.

Confira agora um exemplo de cronograma capilar, para um mês:

Lembrando que você deve criar o seu próprio, de acordo com as necessidades do seu cabelo.

 

Vai passar a fazer o cronograma? Comente!

Desafio: diga o nome da novela vendo apenas uma imagem

+25 pessoas profundamente arrependidas de comprar na internet