in

13 erros na cozinha que você precisa parar de cometer

Sua vida na cozinha vai ficar mais prática

Foto: Alyson McPhee/Unsplash

Descubra quais erros você precisa parar já de cometer

Cozinhar não é tão fácil e errar faz parte do aprendizado, afinal é com eles que você vai aprendo que o que precisa fazer diferente, para acertar as receitas. Confira alguns errinhos que muita gente comete, mas que precisamos parar já!

 1. Você não coloca sal o suficiente na comida

A quantidade de sal deve realçar o sabor da comida, mas não a ponto de deixá-la excessivamente salgada. Aprender qual é a dose exata pode ser complicado, mas se você for provando enquanto cozinha e não apressar as coisas, vai dar certo.

2. Você não colocar nenhum ácido (vinagre ou limão)

Assim como o sal, os ácidos ajudam a realçar o sabor e a enriquecer um prato. Se você já colocou sal e a comida continua sem graça, experimente colocar limão ou vinagre.

3. Você não deixa suas panelas esquentarem antes de cozinhar

Já reparou que em (bons) restaurantes a carne parece ficar mais dourara, o arroz, ao ser frito antes de cozinhar, fica com um sabor mais defumado, etc? Isso acontece porque a chama do fogão industrial é muito mais potente que a do fogão comum. Para imitar essa intensidade de calor, você pode esquentar a panela por cinco minutos antes de iniciar o preparo do alimento. É recomendável usar panelas de ferro nesse procedimento, pois as antiaderente não podem ser esquentadas dessa forma.

4. Você fica mexendo a comida na panela em vez de deixá-la dourar

Um dourado dá um sabor excelente à comida, mas ficar mexendo nela constantemente irá deixá-la pálida e sem graça. Então, tenha paciência e dê tempo para sua comida ganhar cor.

5. Você enche a panela demais

Assim como ficar mexendo a comida sem parar, encher demais uma panela irá tornar praticamente impossível conseguir dourar a comida.

6. Você usa o óleo errado

Um erro comum é achar que o azeite de oliva extravirgem, por ser mais caro, serve para todo o tipo de preparo, mas não é bem assim. O azeite de oliva extravirgem tem um ponto de fumaça relativamente baixo, o que significa que pode acabar queimando e soltando fumaça caso seja aquecido a uma temperatura alta demais, o que pode deixar a comida com um gosto ruim. Caso for cozinhar algo em temperatura alta (como um refogado), escolha um óleo com um ponto mais alto de fumaça, como o de soja ou girassol.

7. Você mexe no arroz enquanto ele cozinha

Caso queira um arroz soltinho, resista à tentação de ficar mexendo na panela, pois isso ativará o amido do grão e o deixará grudento.

8. Você não percebe que o seu forno esquenta demais ou de menos

Quase todo mundo sabe que assar algo na temperatura errada pode estragar uma receita, mas pouca gente sabe que alguns fornos, especialmente os modelos mais antigos, não esquentam conforme o que está no mostrador. Para descobrir se o seu forno está assando com a temperatura certa, invista em um termômetro de forno.

9. Você não separa seus ingredientes antes de começar uma receita

Separar os ingredientes antes ajuda a evitar erros e economiza tempo.  Além disso, evita aquela situação em que você percebe que não tem um ingrediente quando já está no meio da receita.

10. Você compra o corte errado de carne

Existem cortes de carnes de vários tipos e é importante saber qual tipo é ideal para determinada receita. Por exemplo, um filé-mignon é bem magro e cozinha rápido, enquanto uma copa-lombo requer um cozimento demorado e lento para ficar macia.

11. Você não seca a carne antes de cozinhá-la

Sempre que você for cozinhar alguma carne, seja frango, porco, et, certifique-se de que ela esteja seca. Isso garantirá uma capa dourada e impedirá que o óleo espirre em você (porque óleo quente e água não se misturam).

12. Você queima o alho

Alho queimado deixa seu prato com um gosto amargo. Para evitar que o alho queime, não o acrescente cedo demais a uma receita e não deixe a sua panela esquentar demais. Uma panela quente demais pode acabar queimando o alho picado instantaneamente, portanto é bom monitorar a temperatura e ter ideia do tempo pelo qual você irá cozinhar o seu prato; um minuto costuma ser mais do que o suficiente para cozinhar o alho.

13. Você usa uma frigideira antiaderente para tudo

Panelas antiaderentes são ótimas para algumas coisas, mas não para tudo. Elas não ficam tão quentes quanto as panelas de ferro fundido e nem sempre sua distribuição de calor é uniforme. Reserve-as para preparos, como omeletes ou ovos mexidos, e use suas panelas mais pesadas para pratos que precisam ser preparados em temperaturas mais altas.

6 coisas que só pessoas cheias de manias vão entender

Escola x Faculdade: O que muda na sua vida