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9 mitos sobre a prática de exercícios físicos

Saiba quais são as maiores mentiras quando o assunto é a prática de atividades físicas

Foto: Alexander Redl/ Unsplash

Descubra 9 mitos sobre a prática de atividades físicas

A prática de exercícios físicos está envolvida em muitos mitos. Muitas vezes, na ânsia de atingir os resultados desejados, as pessoas acabam acreditando em qualquer suposta informação, difundida por amigos parentes ou na internet. Isso ocorre porque esses mitos servem como atalhos na cabeça delas no cumprimento dos objetivos.

No Brasil ainda há muita gente que pratica atividades físicas sem orientação de profissionais, o que os leva a pesquisar informações na internet e, muitas vezes, cair em mentiras

Quem frequenta academia, principalmente os que já malham há mais tempo, já ouviram muitos desses mitos. Confiram 10 mentiras sobre atividades físicas. Confira 10 mitos sobre a prática de exercícios físicos

 

1. Fazer exercícios com muita roupa aumenta a perda de peso

Muito comum que se pense que quanto mais se sua, mais se emagrece. O suor não tem nada a ver com a perda de peso. Usar mais roupa durante a malhação apenas aumenta a perda de líquido. Você se desidrata, mas não perde mais calorias com isso.

2. Fazer abdominais queima a gordura da barriga

Fazer abdominais desenvolve e define os músculos abdominais, apenas isso. Para queimar gordura abdominal, os exercícios de cardio, como caminhadas e corridas, são os corretos.

3. Quanto mais tempo treinar, mais rápido vai atingir seus objetivos

Uma das maiores mentiras. O que importa é a intensidade do treino. Você pode queimar muito mais calorias em 45 minutos do que em 3 horas, dependendo dos exercícios e da intensidade com que os realiza. Até porque depois de muito tempo malhando, o corpo para ou reduz muito a queima calórica.

4. Dá para comer o quanto quiser se fizer exercícios

A conta é simples: se você ingere mais calorias do que gasta, você engorda. Logo, se queimar mais do que ingere, você emagrece. Não adianta correr 30 minutos todos os dias se você come pizza, churrasco e outras comidas altamente calóricas na mesma medida que treina.

5. Beber água durante os exercícios faz mal

Muito pelo contrário! Durante todos os tipos de exercícios físicos a perda de líquidos é constante. Especialistas recomendam que se ingira 500 ml de água a cada meia hora de treino.

6. Musculação engorda

A musculação aumenta a quantidade de massa magra no corpo. Ou seja: ela literalmente faz os músculos crescerem, portanto, pode haver ganho de peso, mas isso não significa engordar.

7. Treinar em academia é o melhor para entrar em forma

Cada um tem sua forma de praticar exercícios. Há quem goste de musculação em academias, mas há quem prefira ioga, pilates, caminhada ou natação. O programa ideal de exercícios se baseia em suas preferências e na forma como seu corpo reage às atividades.

8. Correr é prejudicial aos joelhos

A corrida em si não prejudica os joelhos, mas sim a maneira como ela é feita. É preciso estar atento ao tipo de piso, de calçado e na intensidade com que você corre. Antes de iniciar treinos de corrida também vale procurar um especialista para verificar se a saúde está em dia.

9. Praticar exercícios em jejum aumenta a perda de peso

Por fim, um dos maiores mitos de todos. O corpo precisa de combustível para render durante as práticas físicas. Pelo menos uma hora antes de iniciar uma atividade física, deve ingerir algo leve, como uma fruta.

Lembre-se: a prática de exercícios é recomendada a todas as pessoas. Ela deve, contudo, seguir orientações baseadas em dados científicos. Consulte profissionais certificados antes de começar qualquer atividade. Desconfie de medidas milagrosas, os famosos atalhos, que mais podem prejudicar sua saúde que ajudar você a ter uma vida melhor.

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