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5 Dicas para melhorar sua memória

5 dicas valiosas para melhorar sua memória no dia a dia

Foto: Tachina Lee/ Unsplash

Você está esquece objetos ou tarefas? Confira dicas para melhorar a sua memória

Você esquece a chave ou o celular? Já teve que voltar em casa porque não lembrava se tinha trancado a porta ou não? Ter uma boa memória é fundamental para fazer desde tarefas complexas a afazes do dia a dia. Por isso, você verá dicas valiosas de como melhorar sua memória.

Mas, antes de irmos às dicas, é importante perceber com que frequência seus esquecimentos ocorrem e quais fatores podem estar causando-os. A falta de memória pode ser momentânea, motivada por fatores diversos, como estresse ou sono irregular. No entanto, se os esquecimentos são frequentes, é bom procurar orientação médica, pois pode ser o sintoma de problemas sérios,  como Mal de Alzheimer, anemia, depressão, entre outros.

5 Dicas para melhorar a memória

As dicas para melhorar a memória levam em consideração suas possíveis causas. Então ao praticá-las você consegue eliminar fatores de risco e talvez até resolver o problema, se for por uma causa leve e passageira.

1. Dormir bem

Lapsos de memória estão muito ligados à má qualidade do sono. Se você dorme mal, as funções cognitivas começam a reduzir, incluindo a memória. Por isso, é importante dormir com qualidade, não necessariamente em quantidade, pois é preferível um sono profundo e reparador de cinco horas do que ficar rolando na cama por oito.

Para dormir melhor, evite pensar em problemas, assuntos que precisam ser resolvidos ou qualquer coisa que possa aumentar sua ansiedade; evite também ficar no celular ou assistindo à tv pouco antes de dormir, pois a luz da tela envia mensagens a nosso cérebro de que ainda é dia; procure deixar o ambiente escuro e o mais silencioso possível. Se mesmo assim você continuar tendo dificuldades para dormir, procure um médico para verificar a possibilidade de você sofrer de algum distúrbio do sono.

2. Alimente-se bem

A memória necessita de nutrientes e vitaminas, assim como cada órgão e sistema do nosso corpo, para funcionar corretamente. Por isso é preciso ter uma alimentação saudável, variada e balanceada. A falta de vitamina B12, encontrada em ovos e peixes, por exemplo, é um dos fatores mais comuns para a falta de memória.

3. Reduza o estresse

Se você tiver uma maneira de reduzir o ritmo acelerado que está provocando altos níveis de estresse na sua vida, faça o quanto antes. Pelo fato de ser um problema emocional, o estresse pode parecer suportável no início, mas de forma repetitiva, altera as funções hormonais e cerebrais, afetando também a memória.

4. Cuidado com os medicamentos

Existem muitos medicamentos, especialmente os controlados, que afetam a memória como efeito colateral, seja porque deixam a pessoa muito aérea, sem prestar atenção em nada, ou porque são muito fortes e afetam a química cerebral. Converse com seu médico sobre os efeitos da medicação na sua memória.

5. Mantenha-se ativo

A memória necessita ser trabalhada diariamente, pois esse é o estímulo que a faz funcionar. Da mesma forma que o corpo precisa de atividade física, a memória também precisa de exercícios. Para estimular o cérebro, procure ler, escrever, resolver problemas matemáticos, palavras cruzadas ou lembrar de números de telefone sem olhar na agenda atividades rotineiras de ler.

Fique atento aos sintomas

Se a falta de memória começar a acontecer com frequência, mesmo você dormindo bem, se alimentando bem, estando livre do estresse e praticando atividades físicas e cognitivas, é o momento de procurar um médico para investigar algum problema mais a fundo, pois existe o risco de estar relacionado doenças.

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